O que é a Geologia e suas áreas de atuação

05/05/2025 | Redator
A Geologia (Geo = Terra / Logia = Estudo) é a ciência natural que se dedica ao estudo da Terra, focando em sua composição, estrutura e processos geológicos que moldam a superfície do nosso planeta.
Como estudar algo que aconteceu antes mesmo da vida existir?
Por conta da idade da Terra (aprox. 4.5 bilhões de anos) a maioria dos eventos que ocorreram no planeta tiveram seus registros completamente apagados pelo tempo, sendo impossível descobrir o que ocorreu, certo? ERRADO!!
As rochas são como se fossem as páginas de um livro, onde todo evento geológico pretérito fica registrado por meio de feições estruturais ou minerais gerados. Assim, podemos dizer que o geólogo(a) é o profissional responsável por conseguir ler os enigmas contidos nessas páginas e, com isso, organizar a ordem e montar o livro que conta a história do planeta.
Se a Geologia estuda a Terra, em qual área o geólogo(a) pode atuar?
O geólogo(a) é um dos profissionais com campo de atuação mais abrangente, podendo trabalhar em conjunto com profissionais de diferentes ramos, seja na área da construção civil, agronegócio, meio ambiente,medicina, entre outras, como veremos a seguir:
Geologia Econômica:
Esta área da geologia concentra-se na identificação, avaliação e exploração de recursos naturais, como minerais, combustíveis fósseis e água. Os geólogos desse setor desempenham um papel vital na indústria de mineração, mapeando as áreas com potencial de mineração e modelando o tipo de depósito mineral presente na área de estudo.
Geologia Ambiental:
A geologia ambiental preocupa-se com os impactos das atividades humanas no meio ambiente e na mitigação dos riscos geológicos, como inundações e contaminação do solo e da água. Os geólogos(as) ambientais trabalham para entender e resolver problemas relacionados à gestão sustentável dos recursos naturais e à preservação do meio ambiente.
3. Geologia de Engenharia (Geotecnia):
A geologia de engenharia lida com a avaliação de riscos geológicos em projetos de engenharia civil, como construção de estradas, pontes, barragens, contenção de deslizamentos e túneis. Os geólogos(as) geotécnicos fornecem informações essenciais sobre as condições geológicas do local e recomendam medidas para garantir a segurança e a estabilidade das estruturas.
4. Geologia Marinha:
Esta área da geologia concentra-se no estudo dos processos geológicos que ocorrem nos oceanos e mares, incluindo a formação de leitos marinhos, vulcanismo submarino e sedimentação. Os geólogos(as) desempenham um papel importante na exploração de recursos marinhos e na compreensão dos impactos das mudanças climáticas nos ecossistemas costeiros.
5. Geologia Planetária:
A geologia planetária estuda as características geológicas de outros corpos celestes, como planetas, luas e asteroides. Os geólogos(as) utilizam dados de missões espaciais e telescópios para investigar a história e a evolução desses corpos e compreender os processos geológicos que ocorrem fora da Terra.
6. Geologia Médica:
Área destinada à busca por conhecimento relacionado aos efeitos que o ambiente geológico impactam na vida humana e nos ecossistemas. Os geólogos(as) dessa área estudam a geoquímica, mineralogia e os eventos geológicos (ex. emissão de gases por vulcões) para compreender como esses processos afetam positivamente e/ou negativamente a vida.