Sondagem
Saiba mais sobre Sondagem
Sondagem consiste em um método de investigação direta do solo, podendo ser aplicada para amostragem de solo (sondagem a trado e percussiva), rocha (sondagem rotativa) e sondagem mista (solo e rocha).
A Safegeo é especializada na execução de sondagens de solo, aplicando os métodos de sondagem a trado, percussiva com ensaio SPT e SPT com Torque.
Sondagem a Trado (ABNT NBR 9603/2015):
Sistema de perfuração utilizando trado do tipo cavadeira, helicoidal ou espiral, cuja o diâmetro mínimo é de 63,5 mm. Esse tipo de sondagem permite fazer amostragem e coletas de solo, bem como permite caracterizar o tipo de solo, espessura das camadas e nível do lençol freático.
Sondagem SPT (ABNT NBR 6484/2020)
A Sondagem SPT (Standard Penetration Test), também conhecida como Sondagem de Simples Reconhecimento, consiste em um furo com diâmetro Ø 2 ½” em que um amostrado é cravado no subsolo por meio de sucessivos golpes sofridos por um peso de 65 Kg em queda livre de uma altura de 75 cm. Tal amostrador penetra 45 cm no solo em 3 intervalos de 15 cm, onde a quantidade de golpes necessária para fazer o amostrador descer os últimos 30 cm é conhecido como índice Nspt. Esse procedimento é realizado de metro em metro até atingir a profundidade desejada ou alcançar condições impenetráveis.
Devido ao relativo baixo custo, agilidade na operação, fácil interpretação e boa aplicabilidade nos projetos, esse ensaio é o mais utilizado na construção civil, sendo indispensável em projetos de fundação, contenção e estabilização, permitindo obter dados como: tipo de solo, espessura das camadas, nível do lençol freático e resistência à penetração.
Sondagem SPT-T
A Sondagem SPT com Torque apresenta um sistema de execução igual a Sondagem SPT. No entanto, ao final de cada cravação do amostrador no subsolo, deve-se retirar o conjunto de peça que recebe os golpes do martelo (cabeça de bater) e acoplar um torquímetro, onde vai permitir fazer leituras do torque máximo e residual necessário para romper uma amostra de solo. As medidas são dadas em Kgf.m.
DÚVIDAS FREQUENTES
O que é sondagem do solo?
Consiste no processo de coleta e análise tátil – visual de amostras, permitindo obter informações referentes ao tipo de solo, espessura das camadas, nível do lençol freático e resistência ao atrito de ponta e lateral. O tipo de sondagem mais comum no Brasil é a do tipo SPT (Standard Penetration Test), amplamente utilizada no setor da construção civil e sendo a base para projetos de fundação.
Por que deve ser feita a sondagem SPT antes de construir?
Por conta da variação geológica, ação dos agentes climáticos e mudança de relevo, existe uma grande diversificação quanto ao tipo de solo e suas propriedades físicas e químicas. Assim, o estudo do subsolo por meio da sondagem SPT irá fornecer ao engenheiro civil todas as informações que ele precisa para fazer a melhor escolha do tipo de fundação e seu dimensionamento preciso. Além disso, o cliente ficará livre de gastos adicionais para superdimensionamento da fundação, evitando o encarecimento substancial da obra e garantindo um lar mais seguro.
Quantos pontos de sondagem são necessários para minha edificação?
Ao contrário do que muitos pensam, o que controla a quantidade de sondagem a ser realizada não é o tamanho do terreno, mas sim a área que a construção irá ocupar dele. A ABNT NBR 8036 determina que para uma construção que ocupa até 200 m² do terreno, são necessários 2 pontos de sondagem. Entre 200 m² até 1.200 m², deve ser feito 1 ponto a cada 200 m². O que exceder os 1.200 m² até 2.400 m² deve ser projetado 1 ponto a cada 400 m².